Primeiro contato com o feminismo

" A história da mulher é a história de maior tirania que o homem conheceu : a tirania do mais fraco sobre o mais forte . "
                                              - Oscar Wilde 




Meu primeiro contato com o feminismo foi com uma foto aleatória da Marcha das Vadias , me lembro que quando olhei já me interessei de uma forma incrível . Então comecei a pesquisar sobre oque era o movimento feminista e quais as suas lutas , eu não sou a pessoa mais informada sobre o movimento , porem oque eu sei vou passar nesta postagem para vocês : 

Oque é um movimento feminista ? E quais suas lutas ?




O movimento feminista é completamente direcionado a os direitos das mulheres  , todas as suas lutas são pelo bem estar , conforto , igualdade , reconhecimento de suas integrantes e não entregantes também de um movimento especifico . 
Suas lutas são diversas , porem tendo um peso de importância a mais pela igualdade de gêneros lutando para desnaturalizar a ideia de que há diferença entre homens e mulheres . Mas entanto não podemos deixar de fora outras causas como : Aborto , sexismo , descriminação de gêneros não-hegemônicos (como pessoas trans ) , beleza feminina e claro culpabilização de vitimas de estupro afinal nunca , NUNCA a vitima esta pedindo para ser estuprada ! Entre muitas outras ... 



Formas para me interagir e contribuir com o movimento ...




Assim como muitas garotas , quando tive acesso ao o mundo feminista eu me sentia um pouco limitada por não estar presentes em marchas nas ruas , gritando e me expondo , achava que apenas me informando e compartilhando sobre reivindicações em redes socais era como se eu não fosse uma feminista completa . 
Até que um dia eu tive uma aula debate muito empolgante no cursinho pré vest , onde a professora que estava coordenando o debate trouxe todos os temas feministas e compartilhou alguns fatos sobre o grupo que ela militava , em um ponto da aula ela entregou algumas copias entre as meninas que estavam em circulo e começou a ler oque estava na folha e era algo assim : 

" Respondem SIM ou NÃO para as perguntas  " 

- Concordam que a mulher deve receber menos que os homens pelo mesmo serviço ?
- Lugar de mulher é dentro de casa , lavando , passando entre outros serviços domestico e não trabalhando para fora recebendo seu próprio salário para ser mas independente ? 

-  Em todos os casos de estupro a vitima deve ser culpabilizada ?

Então no final de muitas perguntas ela falou " Parabéns se vocês responderam todas não , vocês são feministas "  . Foi como se quele momento todos os questionamentos que eu me fazia , e que me faziam se eu era mesmo feminista tinha acabado , mas não porque ela disse que somos e sim pelo fato que percebi que ser feminista era ser mulher e querer lutar para melhoria dos nossos direitos , sendo militante , ou apenas militando sozinha atrás de um computador , você passando a sua intensão para as pessoas , compartilhando informações , com certeza alguém vai ter conhecimento de algo que você está compartilhando , quero sim ser membro de algum grupo mas no futuro , agora eu sei que sou feminista e tenho o meu jeito que contribuir para o movimento . 


Lembrando que não sou a melhor pessoa pra falar sobre , só quero passar a minha experiencia e oque eu sei , bom então é isso por hoje beijos pessoal ... 



 




       





 

Um comentário